O furor de micromobilidade cria oportunidades para a indústria
Não estava no radar antes, mas o Ministério da Proibição de Transportes da Malásia de veículos de micro-mortalhão por preocupações de segurança se tornou um ponto de discussão agora. A proibição entrou em vigor em 17 de dezembro de 2021, mas apenas atingiu usuários, provedores de micromobilidade e manchetes em 26 de abril, quando o ministro dos Transportes, Wee Ka Siong teve uma conferência de imprensa sobre o assunto.
Com a natureza das notícias hoje e a atenção cada vez mais curta, é o que são, a impressão é que essa é uma proibição total de micromobilidade, mas esse não é o caso. Na verdade, é específico proibir o uso dos veículos em estradas públicas, permitindo-as em áreas onde não há mistura de tráfego envolvendo vários veículos. Exemplos seriam espaços públicos ao ar livre, como parques ou até zoológicos.
Incidentalmente, a proibição nem foi acionada por nenhum incidente envolvendo usuários de micromobilidade compartilhada. Na verdade, foi devido aos proprietários individuais de micromobilidade eletrônica que modificaram suas máquinas-e começaram a correr em estradas públicas, causando grande preocupação.
Falando em vias públicas, há uma ressalva à proibição do ministério. O uso em estradas pode realmente ser considerado-se as autoridades locais fornecerem a infraestrutura e as instalações necessárias que apóiam o uso seguro. Bicicletas dedicadas e pavimentos suaves sendo um recurso essencial.
Isso é uma boa notícia, certo? Na verdade, não. Basta perguntar aos três principais jogadores de micromobilidade na Malásia que dizem que estão sofrendo agora por causa da proibição. Os três jogadores, a mobilidade do feixe, a mobilidade de Oogyaa e o Transportation Tryke e seus principais executivos foram reunidos para uma sessão de painel sobre Tornando a micromobilidade segura na Malásia, no início de junho pelo Futurise Sdn Bhd em Cyberjaya.
A questão da micromobilidade e a controvérsia em torno dele foram a oportunidade ideal para futurizar, com sua missão de agilizar a intervenção regulatória, implantar inovação e tecnologia no estabelecimento de novos ecossistemas de inovação, para intervir e reunir partes interessadas relevantes para o engajamento.
E com certeza, não são apenas os operadores que estão sofrendo. Os usuários urbanos que passaram a confiar na conveniência dessa forma barata, conveniente e verde de transporte de curta distância são descontentes e alguns trabalhadores foram libertados, tanto em período integral quanto em meio período.
Depois, há a credibilidade atingida pelas ambições declaradas do país para construir uma economia limpa, verde, inovação e tecnologia liderada por tecnologia. E a declaração ousada de ambição de ser o batimento cardíaco da ASEAN digital?
Empreendedores e fundadores ficarão ansiosos e com medo de que possam ser regulamentados para a existência, diz Timothy Wong, fundador da Tryke.
Estou aqui porque acredito na promessa da Malásia, mas essa proibição pode matar esse setor nascente, diz a australiana Humayun Razzaq, fundadora da Oogyaa Mobility, acrescentando que globalmente, mais e mais cidades agora veem a micro-mortilidade como uma resposta viável e verde para seus desafios de congestionamento.
Reconhecendo as ambições da Malásia em querer ser um líder regional, daí o slogan ousado, Taty Azman, gerente, assuntos públicos, a Mobilidade de Beam diz: Embora o cenário regulatório para a micromobilidade ainda esteja no estágio de consulta, o governo da Malásia tem a oportunidade de colocar sua sua colocação Ambições de liderança regional em prática.
Ela acredita que o governo pode usar a questão da micromobilidade para incentivar todas as partes interessadas a serem abertas à inovação em relação ao objetivo de construir uma tecnologia que tenha permitido à economia verde tornar a nação e suas cidades mais competitivas e mais limpas.
Hora de falar
Vamos conversar para resolver os problemas, diz Humayoon, que também reconhece que é hora de os operadores se reunirem para formar uma associação para falar em uma voz com os vários níveis do governo, seja a autoridade federal, estadual e local.
Taty, conversando com o benefício do feixe, sendo o maior jogador de micromobilidade da Ásia-Pacífico, com presença em cinco países e 35 cidades e o crescimento, observa que o que está acontecendo na Malásia não é uma questão incomum para o setor de micromobilidade.
Com questões diferentes como jogo para cada cidade e não se engane, a microMobilidade é uma questão no nível da cidade, com as autoridades locais sendo as principais partes interessadas para operadores, negociações consultivas e colaborativas, guiadas por dados, foram comprovadamente o caminho a seguir, ela diz que diz.
Da mesma forma na Malásia, acredito que a indústria e o governo podem se unir para formar consenso para avançar. As rodas já estão girando, diz ela.
Agora que eles estão se concentrando nisso, é o melhor momento para compartilhar dados e nossas experiências com as autoridades. Vamos começar, diz Timothy.
Curiosamente, a preocupação declarada do governo com a segurança pública e a segurança pública nesta questão não se reflete nos dados. 0,007% ou um incidente em 100,00 passeios para feixe, 0,05% para a Tryke, que está em operação desde 2019 e cinco incidentes para a mobilidade de Oogyaa, lançada apenas em dezembro.
Compare isso com os dados do Instituto de Pesquisa em Segurança Rodoviária da Malásia (MIROS) que mostram que 1% de todas as motos entram em acidentes (140.000) com 10%, resultando em mortes. Houve zero fatalidades de movimentos de micromobilidade. Claramente, a indústria e os participantes devem se unir para uma comunicação transparente e orientada a dados e resolução de resolução.
Nessa linha, Rosihan Zain Baharudin, CEO da Futurise, disse que o cenário está preparado para uma caixa de areia regulatória investigar os impedimentos regulatórios à micromobilidade, garantir a segurança pública e criar um conjunto de padrões para a indústria emergente.
A caixa de areia criará um espaço propício para os players de micro mobilidade inovarem dentro ou fora da estrutura regulatória existente e permitirão que informações importantes sejam coletadas e usadas para mais ações e para a melhoria do povo da Malásia, disse ele.
De fato, uma semana após o Painel de Micromobilidade, o Ministro dos Transportes, WEE anunciou que diretrizes detalhadas sobre o uso de veículos de micromobilidade serão preparadas pelo Departamento de Planejamento da cidade e país (Planmalaysia). Wee disse isso após uma sessão de diálogo com associações e operadores de veículos de micro-mobilidade em 12 de junho.
Os players de micromobilidade estão ajudando que esse próximo anúncio estabelecerá diretrizes e regras claras e transparentes que ajudarão a indústria a recuperar seu impulso de crescimento na Malásia.
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